O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) é uma perturbação alimentar grave em que a pessoa ingere uma grande quantidade de comida calórica em um pequeno espaço de tempo e não consegue parar. Os pacientes com (TCAP) sentem remorso depois dos episódios alimentares e não tentam compensar a ingestão excessiva de alimentos, por exemplo, exercício em excesso ou vomitar como outros transtornos alimentares.

Causas:

A causa exata do (TCAP) ainda não é conhecida , mas o (TCAP) é frequentemente relacionado a perturbações na saúde mental, uma vez que cerca de metade apresentam um histórico de depressão e ansiedade. Vários pacientes também relatam emoções negativas como angústia, tristeza, aborrecimento.

Tratamento:

O tratamento pode ser complicado porque as pessoas sentem vergonha e tentam esconder o problema. Por vezes nem amigos e familiares podem perceber o problema.

As perturbações alimentares requerem um plano de tratamento ajustado às necessidades de cada paciente. O objetivo do tratamento é ajudar ao paciente a controlar os factores desencadeantes dos ataques compulsivos.

Psicoterapia e alguns medicamentos eficazes no controle da ansiedade e da depressão costumam reduzir muito a frequência dos ataques compulsivos.